Tratamentos conservadores são bastante eficazes para aliviar a dor e devolver a qualidade de vida ao paciente
A hérnia de disco é considerada um problema de saúde mundial e uma das causas mais comuns de dores nas costas. Dependendo da gravidade do quadro e da região acometida, o paciente pode ter ainda perda de sensibilidade, fraqueza muscular, dor no pescoço que irradia para os braços e dor na lombar que irradia para as pernas e os pés.
Esses sintomas podem se tornar incapacitantes se não houver o tratamento adequado, e é por isso que muitas pessoas se perguntam se a hérnia de disco tem cura. Já posso adiantar que os tratamentos disponíveis são bastante efetivos para aliviar o desconforto e devolver a qualidade de vida ao paciente, conforme veremos ao longo do texto.
O que é hérnia de disco?
Os discos intervertebrais são pequenos anéis que separam as 33 vértebras que formam a coluna vertebral. Com um núcleo de estrutura elástica e gelatinosa, os discos são responsáveis por amortecer impactos e dar mobilidade e estabilidade à coluna.
Portanto, a hérnia de disco é caracterizada pelo deslocamento do núcleo gelatinoso, que pode alterar o formato original do disco ou até mesmo romper sua camada externa, o ânulo fibroso, e comprimir as raízes nervosas próximas à medula espinhal, causando dor e sintomas neurológicos.
Quero aliviar os sintomas da hérnia de disco!
A hérnia de disco tem cura?
Em geral, a hérnia de disco tem cura, principalmente quando é bem diagnosticada e o tratamento é seguido à risca pelo paciente. No entanto, é necessário entender as particularidades do quadro para afirmar com convicção que para determinado indivíduo a hérnia de disco tem cura.
Em muitos casos, é possível controlar completamente os sintomas, recuperar a funcionalidade da coluna e retomar a rotina sem limitações. No entanto, a alteração estrutural no disco pode permanecer quando a hérnia surge por conta do processo de envelhecimento, que não pode ser revertido.
Com o tratamento adequado, a dor pode desaparecer e o paciente pode voltar a ter uma vida ativa, mesmo que a hérnia continue presente em exames de imagem.
Quando a hérnia de disco pode melhorar sozinha?
Em grande parte dos casos, podemos dizer que a hérnia de disco tem cura espontânea. Isso ocorre porque o organismo pode reabsorver parte do material herniado ao longo do tempo, o que diminui a inflamação local e alivia a compressão dos nervos.
Porém, esse é um processo que pode variar, de acordo com as condições clínicas do paciente e do tratamento recomendado.
Opções de tratamento para a hérnia de disco
O principal tratamento para hérnia de disco é clínico, uma vez que 90% dos casos são tratados sem a necessidade de cirurgia, por meio de medidas como:
- Repouso;
- Uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
- Fisioterapia;
- Exercícios de fortalecimento, alongamento e correção postural;
- Infiltrações com corticoides para reduzir a inflamação local;
- Acupuntura como terapia complementar.
A cirurgia só é indicada quando o tratamento conservador não se mostra eficaz para controlar os sintomas ou em casos graves de compressão nervosa. As técnicas modernas e minimamente invasivas, como a microcirurgia (ou cirurgia endoscópica), são menos agressivas e oferecem uma recuperação mais rápida.
Saiba qual opção de tratamento é indicada para o seu caso!
É possível viver bem, mesmo sem “curar” a hérnia?
Sim, é possível levar uma vida normal, sem dor e limitações, mesmo sem a cura definitiva da hérnia de disco. Muitas pessoas convivem com a doença e não apresentam sintomas, mesmo que a hérnia de disco ainda apareça em exames de imagem.
O acompanhamento médico regular do especialista em coluna e a manutenção de um estilo de vida saudável e ativo para evitar os fatores de risco da condição (tabagismo, sedentarismo, má postura) são fundamentais para prevenir a recidiva do quadro.
O que acontece se a hérnia de disco não for tratada?
A falta de tratamento pode trazer sérios prejuízos à saúde. Uma hérnia de disco leve pode evoluir para uma hérnia sequestrada, um tipo mais grave que causa compressão nervosa severa, perda de força nos membros, incontinência urinária ou fecal, e limitação funcional.
Além disso, a dor crônica pode afetar o sono, o humor e a saúde mental do paciente, gerando um impacto profundo na sua qualidade de vida. Por isso, não ignore dores nas costas persistentes e procure auxílio médico quanto antes.
Prevenção de novos episódios ou agravamento
A melhor forma de prevenir a recorrência da hérnia de disco ou o agravamento do quadro é cuidar da saúde da coluna. Algumas práticas recomendadas são:
- Realizar atividade física regular, especialmente exercícios que fortalecem a musculatura do core (abdômen, lombar, pelve e quadril);
- Manter uma boa postura, especialmente ao se sentar e ao levantar pesos;
- Evitar o sedentarismo e longos períodos em posições inadequadas;
- Controlar o peso corporal;
- Investir em ergonomia no trabalho para manter a coluna alinhada;
- Parar de fumar, já que o tabagismo prejudica a saúde dos discos intervertebrais.
Como vimos, a hérnia de disco tem cura. Mesmo que não seja definitiva em todos os casos, a doença pode ser perfeitamente controlada com o tratamento adequado recomendado por um especialista.
Para saber mais informações sobre dúvidas como “A hérnia de disco tem cura?”, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Flávio Zelada.
Fontes: