Procedimento tem como finalidade corrigir o desvio da coluna vertebral e estabilizá-la
A escoliose é uma condição caracterizada por um desvio perceptível da curvatura da coluna vertebral. Essa percepção se dá por meio de uma ou mais curvas laterais na coluna, que ganha um formato de “C” ou “S” quando vista de frente ou de costas.
A maioria dos casos de escoliose é idiopática, ou seja, sem causa aparente, mas existem casos em que o problema é causado por doenças de origem neuromuscular, traumas e malformação das vértebras durante o desenvolvimento fetal.
Dependendo do grau de desvio da curvatura, a escoliose precisa ser tratada por meio de cirurgia, inclusive em pessoas adultas. Saiba mais, no conteúdo a seguir, o que é a cirurgia de escoliose em adultos e quando ela é indicada.
Não sofra mais com escoliose. Consulte-se com um especialista!
Índice
O que é a escoliose em adultos?
Apesar de ser muito comum em crianças e adolescentes, a escoliose pode ocorrer em adultos de duas formas distintas: como uma evolução da escoliose infantil não tratada ou como um problema que surge na vida adulta em decorrência de problemas neuromusculares ou degenerativos (conhecida, neste caso, como “escoliose de novo”).
Quando a cirurgia de escoliose é indicada em adultos?
Dependendo do grau de desvio da escoliose, o tratamento pode ser realizado por meio de métodos conservadores, que incluem o uso de coletes e fisioterapia para ajustar a postura, além de exercícios com foco em fortalecimento muscular.
No entanto, existem casos em que a cirurgia de escoliose em adultos precisa ser indicada. São eles:
- Quando a curvatura é muito intensa, geralmente maior que 50 graus;
- Quando há sintomas intensos e persistentes que não respondem a nenhum tipo de tratamento conservador;
- Quando a curvatura causa instabilidade grave na coluna;
- Quando existe o risco de compressão ou comprometimento da função pulmonar ou de outros órgãos.
Como é feita a cirurgia de escoliose em adultos?
Na cirurgia de escoliose em adultos, é realizada uma incisão para que o cirurgião consiga acessar a região com a deformidade a ser corrigida. Em seguida, é feito o realinhamento das vértebras.
Para que a coluna permaneça alinhada, as vértebras são fixadas com hastes e parafusos, num procedimento chamado artrodese de coluna. Durante todo o procedimento, a medula é monitorada para garantir que não haja danos neurológicos.
Em geral, a cirurgia de escoliose dura entre 3 e 8 horas. A extensa variação de tempo se dá pelo fato de haver diferentes graus e possíveis complicações a cada paciente.
Pré-operatório: como se preparar para a cirurgia de escoliose?
A preparação para a cirurgia de escoliose em adultos começa nas semanas anteriores ao procedimento, quando o paciente realiza uma série de exames para avaliar suas condições de saúde. Esses exames incluem testes laboratoriais, cardiológicos e pulmonares.
Nos dias que antecedem a cirurgia, é importante que o paciente pare de fumar, se tiver esse hábito, e de tomar medicamentos de uso contínuo que possam interferir no procedimento ou na sua recuperação, como remédios anticoagulantes. Além disso, é importante manter jejum nas 12 horas que antecedem a cirurgia.
Agende uma consulta com o cirurgião de coluna: Dr. Flávio Zelada!
Pós-operatório e recuperação
Por ser um procedimento complexo, a recuperação da cirurgia de escoliose em adultos começa ainda no hospital, com o paciente internado por um período de até 4 dias. Após a alta, o paciente deve se atentar, em casa, aos seguintes cuidados:
- Não dirigir até haver liberação médica;
- Não flexionar as costas, torcer a coluna nem realizar movimentos bruscos;
- Não carregar peso de nenhuma forma;
- Tomar os medicamentos prescritos nos horários orientados pelo médico;
- Manter os curativos limpos e secos;
- Retornar ao trabalho apenas após a liberação do médico;
- Não realizar atividades físicas sem liberação médica.
Quais são os riscos da cirurgia de escoliose em adultos?
Toda cirurgia, por ser um procedimento invasivo, tem riscos. No caso da cirurgia de escoliose em adultos, eles devem ser observados com muito cuidado, pois se trata de um procedimento complexo.
Além dos riscos comuns a todo procedimento cirúrgico, como sangramento, infecções, complicações anestésicas e lesões no local da cirurgia, existe ainda o risco de danos neurológicos na medula. Por esse motivo é realizada a monitorização neurológica durante todo o procedimento.
Resultados esperados e qualidade de vida após a cirurgia
Após a cirurgia de escoliose em adultos, é esperada, além da correção do desvio na coluna, uma melhora significativa da dor e de sintomas respiratórios, além do aumento da capacidade de realizar determinadas atividades que antes eram dificultadas pela condição.
Vale mencionar que nem sempre é possível fazer o realinhamento completo da coluna, pois isso depende das limitações do próprio paciente. Ainda assim, a diferença costuma ser bastante perceptível de maneira positiva, impactando, inclusive, a autoestima do paciente.
Como escolher um especialista em cirurgia de escoliose?
Para escolher um especialista em cirurgia de escoliose em adultos, é importante ter em mente profissionais que sejam capacitados, especializados e credenciados nos conselhos de medicina para realizar cirurgias da coluna vertebral.
O Dr. Flávio Zelada é ortopedista especialista em coluna e realiza, entre outros procedimentos, cirurgias de escoliose em pessoas adultas. Para saber mais sobre esse método de tratamento, entre em contato e agende uma consulta.
Fontes: