Em alguns casos, a única forma de tratar a dor ciática crônica efetivamente é a cirurgia
Dores que surgem na região lombar e se irradiam para os glúteos, pernas e pés podem ter origem no nervo ciático. Essa condição é mais comum do que se pensa e está ligada, principalmente, à inflamação e à compressão desse nervo.
Nesse sentido, não é incomum que os pacientes procurem atendimento médico relatando uma dor ciática que não melhora mesmo após tratamentos iniciais com foco em seu alívio. Dependendo das causas do problema e da abordagem inicial de tratamento, isso realmente pode acontecer.
No conteúdo a seguir, vamos entender um pouco mais sobre a dor ciática que não melhora e o que pode ser feito nesses casos.
Índice
O que é dor ciática?
O nervo ciático é o maior do corpo humano, estendendo-se desde as raízes nervosas localizadas na coluna lombar até os pés. Ele controla articulações dos quadris, joelhos, tornozelos e pés, além de atuar nos músculos dessas regiões.
Quando comprimido ou inflamado, gera uma dor que normalmente começa na região lombar e se espalha para os glúteos e membros inferiores. Em geral, afeta apenas um dos lados do corpo e tende a piorar em posição sentada, em pé ou durante esforço físico.
Em muitos casos, os tratamentos conservadores, como uso de medicamentos, fisioterapia e outras abordagens, são suficientes para aliviar a dor no nervo ciático. No entanto, existem situações de dor ciática que não melhora, exigindo avaliações médicas mais aprofundadas e, em alguns casos, cirurgia.
Por que algumas dores ciáticas não melhoram?
A queixa de dor ciática que não melhora costuma estar associada a condições que levam à compressão do nervo, cujos tratamentos exigem abordagens específicas ou as estratégias conservadoras não obtiveram melhora significativa.
Entre essas condições, podemos mencionar:
- Hérnias de disco ou outras discopatias;
- Estenose espinhal;
- Espondilolistese;
- Problemas musculares;
- Tumores na coluna.
Dor ciática que não melhora? Realize urgente uma avaliação com o ortopedista!
Quanto tempo é normal ter dor ciática antes de pensar em cirurgia?
Em geral, a dor ciática que não melhora pode ser classificada dessa maneira quando não passa após algumas semanas, principalmente se alguma abordagem de tratamento tiver sido adotada após acompanhamento com um especialista.
No entanto, o fato de haver uma dor ciática que não melhora não necessariamente indica a necessidade imediata de tratamento cirúrgico. É importante que o especialista faça uma avaliação extensa e individualizada do paciente para entender que a cirurgia é, realmente, o método mais indicado para o seu caso.
Quando a cirurgia para dor ciática é indicada?
A cirurgia é considerada quando a dor ciática que não melhora está associada a condições específicas, como a hérnia de disco e a estenose, e não há alívio com tratamentos conservadores.
Além disso, quando a dor ciática que não melhora vem acompanhada de sinais de comprometimento neurológico muito intensos associados à dor, como perda de força e sensibilidade nas pernas, a cirurgia também pode ser indicada.
Como é a cirurgia para dor ciática?
A cirurgia para tratar dor ciática que não melhora tem como finalidade descomprimir as raízes nervosas que alimentam o nervo ciático e tratar as condições associadas.
Para isso, podem ser adotadas abordagens diferentes de acordo com o fator causador. No caso das hérnias de disco, o procedimento envolve a remoção de partes do disco protusas. Em casos de estenose e outras condições que causam compressão nervosa, deve ser realizada a descompressão. Nos casos em que há instabilidade associada, pode ser necessária a fusão espinhal.
Vale mencionar que muitos desses procedimentos podem ser realizados de maneira minimamente invasiva, o que torna a recuperação mais rápida, tranquila e com menos riscos.
Cirurgia é sempre a solução para dor ciática crônica?
Nem sempre a cirurgia é a única solução para a dor ciática que não melhora. Dependendo da avaliação do especialista, podem ser tentadas outras abordagens conservadoras antes de encaminhar o paciente para um procedimento mais invasivo.
No entanto, cada caso deve ser avaliado de maneira individual e existem, sim, situações em que a dor ciática que não melhora só é aliviada após uma abordagem cirúrgica.
Como é a recuperação após a cirurgia de dor ciática?
A recuperação após a cirurgia de dor ciática que não melhora depende da técnica cirúrgica realizada e do método (aberto ou minimamente invasivo) adotado pelo cirurgião para o procedimento. Em geral, se o paciente seguir todas as orientações dadas pelo médico, a recuperação costuma ser tranquila.
O tempo de retorno às atividades também pode variar dependendo do tipo de cirurgia realizado. Em alguns casos, a volta às atividades mais leves já pode ocorrer em 2 a 6 semanas, enquanto o retorno ao trabalho e à vida normal pode levar alguns meses.
Qual especialista procurar para avaliar dor ciática que não melhora?
Para avaliar uma dor ciática que não melhora, o ideal é buscar um médico especialista em coluna. Esse profissional será capaz de avaliar de forma mais especializada as possíveis causas da compressão ou inflamação nervosa e direcionar o paciente ao tratamento mais adequado ao seu caso.
O Dr. Flávio Zelada é ortopedista especialista em coluna, com anos de experiência no diagnóstico e tratamento de diversas condições, como as que causam a dor ciática. Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta.
Fontes:

