Agendar Primeira Consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Consulta com especialista em dor na lombar crônica

Consulta com especialista em dor na lombar crônica
Imagem: Shutterstock

Saiba como funciona o acompanhamento com o profissional que avalia a dor lombar que persiste por mais de 12 semanas

A região lombar da coluna, localizada em sua parte inferior, é muito suscetível a dores e outros problemas, pois suporta muito peso e apresenta intensa movimentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 a cada 13 pessoas pode ter ao menos um episódio de dor lombar ao longo da vida, o que torna essa condição uma das mais comuns.

Em alguns casos, a dor na lombar pode se estender de forma prolongada, se estabelecendo como uma dor crônica. Nessas situações, além do controle da dor, é essencial adotar estratégias terapêuticas voltadas para a causa do problema. Por isso, o acompanhamento com um médico que seja especialista em dor na lombar crônica é indispensável.

Saiba mais no conteúdo a seguir.

O que é a dor na lombar crônica?

A dor lombar, também chamada de lombalgia, é uma das queixas mais frequentes nos consultórios médicos. Pode ser aguda, quando surge de forma temporária relacionada a traumas, lesões ou doenças específicas, ou crônica, quando persiste por mais de 12 semanas sem melhora significativa.

Na forma crônica, a dor pode estar associada a diferentes fatores, o que exige uma investigação detalhada com abordagem multidisciplinar. Geralmente, os pacientes que convivem com a lombalgia crônica relatam dor persistente que pode irradiar para nádegas, quadris, pernas e até pés, dificultando inclusive a caminhada.

Quando procurar um especialista em dor lombar crônica?

A pessoa que convive com a lombalgia há pelo menos três meses sem melhora, mesmo após tratamentos anteriores, deve procurar um médico que seja especialista em dor na lombar crônica o quanto antes.

No entanto, o ideal é não esperar tanto, pois dores recorrentes ou persistentes já são motivo para avaliação médica antes que o problema evolua. Sendo assim, consultar precocemente um especialista em dor na lombar crônica aumenta as chances de identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, reduzindo riscos de complicações.

O que faz um especialista em dor na lombar crônica?

O especialista em dor na lombar crônica é o médico que dedica sua formação e experiência a analisar, investigar, diagnosticar e tratar pessoas que convivem com a lombalgia persistente. Geralmente, esse profissional também é especializado no tratamento de diversas outras doenças da coluna vertebral para além das causadoras da dor na lombar.

Dr. Flávio Zelada: especialista em dores na coluna lombar!

Agende uma consulta

Principais causas da dor lombar crônica que o especialista pode investigar

Um dos objetivos do acompanhamento com um especialista em dor na lombar crônica é a investigação das causas do problema para que seja estabelecido um tratamento adequado. Entre as principais causas, podemos mencionar:

  • Idade avançada;
  • Artrite na lombar;
  • Lesões, fraturas, cirurgias ou prática de atividades de impacto que desgastam a coluna;
  • Hérnias e outras discopatias;
  • Estenose da medula espinhal;
  • Problemas musculares, como a síndrome de piriforme e a síndrome da dor miofascial;
  • Deformidades na curvatura da coluna, como a cifose, a hiperlordose e a escoliose;
  • Excesso de peso e obesidade;
  • Má postura;
  • Sedentarismo.

Tratamentos indicados por um especialista em dor lombar crônica

O tratamento indicado pelo especialista em dor na lombar crônica deve ter o objetivo de aliviar a dor e tratar a causa do problema, se houver essa possibilidade. Para isso, podem ser realizados tratamentos tanto conservadores quanto cirúrgicos. Muitas vezes, é necessária uma abordagem multidisciplinar para uma recuperação plena de qualidade de vida.

No tratamento conservador, o especialista em dor na lombar crônica pode orientar ao paciente o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de relaxantes musculares e outras categorias de medicamentos para alívio da dor.

Para além do tratamento medicamentoso, outras abordagens para alívio da lombalgia crônica podem incluir:

  • Fisioterapia, alongamento e reeducação postural;
  • Acupuntura;
  • Terapias com foco na saúde mental;
  • Tratamentos com infiltração na coluna;
  • Atividade física controlada para fortalecimento muscular;
  • Uso de coletes e cintas nos casos em que há instabilidade.

Quando as abordagens conservadoras não são suficientes para alívio da lombalgia, o especialista em dor na lombar crônica pode indicar um tratamento cirúrgico. Nesses casos, podem ser realizados diversos procedimentos, tais como a discectomia, a fusão espinhal e cirurgias de descompressão, cujas indicações variam de acordo com o fator causador da dor lombar.

Qual profissional procurar?

Em geral, o médico que se intitula especialista em dor na lombar crônica é um neurocirurgião ou um ortopedista especializado em coluna vertebral. Esses profissionais têm conhecimento abrangente sobre as doenças que afetam a coluna vertebral e sabe indicar as melhores opções terapêuticas.

Como é a primeira consulta com um especialista em dor lombar crônica?

Na primeira consulta com o especialista em dor na lombar crônica, o paciente deverá relatar todo o seu histórico relacionado ao sintoma, respondendo a questões como:

  • Há quanto tempo a dor surgiu?
  • Há sintomas associados? Quais são eles?
  • Existe algum problema na coluna já diagnosticado anteriormente?
  • Quais são as principais atividades da sua rotina?

A partir dessas respostas, é possível ter uma ideia de como a dor na lombar crônica possa ter surgido. Essa abordagem deve ser seguida de um exame físico em que o especialista em dor na lombar crônica avalia a manifestação da dor no paciente a partir de movimentos específicos, toques e outras abordagens.

É também na primeira consulta que o especialista em dor na lombar crônica pode já solicitar exames complementares para avaliar as possíveis causas do problema. Radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada e outros exames específicos, dependendo do paciente, podem ser solicitados.

Ainda que na primeira consulta já possam ser prescritas abordagens conservadoras para alívio da dor, é com os resultados dos exames e análise da evolução do paciente que o tratamento mais adequado para o seu caso é estabelecido.

Se você convive com a dor na lombar e quer saber mais sobre esse problema, entre em contato com o ortopedista especialista em coluna Dr. Flávio Zelada e agende uma consulta.

 

Fontes:

Dr. Flávio Zelada

Organização Mundial de Saúde

Sociedade Brasileira de Coluna

Sociedade Brasileira de Reumatologia