Saiba qual profissional é especializado no tratamento dessa condição e como funciona o acompanhamento
Se você sente dores na região do pescoço e dos ombros que irradiam para os braços, acompanhadas de dormência ou formigamento, pode ser que esteja com hérnia de disco cervical. Essa condição exige acompanhamento e tratamento adequado.
O especialista em hérnia cervical é o médico com a formação e a experiência necessárias para diagnosticar e indicar a melhor estratégia terapêutica. Identificar um profissional qualificado é fundamental para aliviar os sintomas e recuperar a qualidade de vida.
Índice
O que é hérnia cervical?
Hérnia cervical é o nome dado às hérnias de disco que ocorrem nos discos intervertebrais da coluna cervical, localizada no pescoço. Segundo o Ministério da Previdência Social, trata-se de uma das principais causas de incapacidade laboral temporária no Brasil.
Assim como outros tipos de hérnia de disco, a hérnia cervical se forma quando parte do conteúdo do disco intervertebral se projeta para fora, levando a alterações anatômicas e compressões nervosas. Isso pode causar sintomas como:
- Dor no pescoço, em forma de pontadas ou dor contínua que se irradia para ombros e braços;
- Redução da capacidade de movimentar a região;
- Dores de cabeça e espasmos musculares;
- Dormência, formigamento, perda de força e sensibilidade, além de outros sintomas neurológicos.
Quem é o especialista em hérnia cervical?
Para ser considerado especialista em hérnia cervical, o médico precisa ser ortopedista ou neurocirurgião. Em ambas as formações, é importante que o profissional também seja especialista em coluna. Assim, está devidamente preparado para atender pacientes com hérnia cervical e indicar os tratamentos mais adequados.
Dr. Flávio Zelada: médico especialista em hérnia cervical!
Quando procurar um especialista em hérnia cervical?
O ideal é que o especialista em hérnia cervical seja procurado assim que os primeiros sintomas surgem. A evolução de uma hérnia de disco é gradativa, ou seja, quando não há tratamento adequado os sintomas pioram com o passar do tempo, e o risco de complicações mais graves também aumentam.
Como o especialista realiza o diagnóstico?
O diagnóstico tem início com uma avaliação clínica detalhada, que inclui exame físico e análise do histórico médico do paciente. O especialista em hérnia cervical verifica possíveis áreas sintomáticas no pescoço e nos ombros, além de sinais que possam indicar alterações neurológicas.
Para confirmar o diagnóstico, o especialista em hérnia cervical solicita exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. A combinação dessas informações garante maior precisão diagnóstica, permitindo que seja elaborado um plano de tratamento individualizado e ajustado às necessidades específicas de cada paciente.
Tratamentos indicados pelo especialista em hérnia cervical
O tratamento indicado pelo especialista em hérnia cervical pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas. Na maioria dos casos, são recomendadas medidas conservadoras, como compressas quentes, medicamentosa analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia e exercícios para melhora da postura e fortalecimento muscular.
Quando os métodos conservadores não oferecem melhora, a cirurgia pode ser indicada. Essa indicação ocorre a partir da avaliação do especialista em hérnia cervical de sinais como dor intensa, fraqueza nos braços e limitação de movimentos, que geralmente estão ligados à compressão das raízes nervosas ou da medula espinhal.
Existem diferentes técnicas cirúrgicas, como a discectomia cervical anterior com fusão, a prótese de disco, a cirurgia endoscópica ou procedimentos pela via posterior. Em situações mais complexas, pode ser necessária a técnica de dupla via. Com a experiência de um especialista em hérnia cervical, é possível definir a abordagem mais adequada para reduzir os sintomas e recuperar a função da coluna.
Benefícios de consultar um especialista em hérnia cervical
Consultar um especialista em hérnia cervical é a única maneira de se encontrar, de maneira eficaz e adequada, um tratamento que seja capaz de melhorar os sintomas e trazer de volta a qualidade de vida ao paciente, uma vez que esse profissional é capaz de:
- Estabelecer um diagnóstico preciso da hérnia cervical e sua gravidade;
- Pensar num plano de tratamento personalizado de acordo com as necessidades individuais do paciente;
- Entender, a partir de sua experiência e da análise da evolução do paciente, a necessidade de tratamento cirúrgico e qual a abordagem mais adequada;
- Orientar o paciente sobre hábitos e outras atividades que possam aliviar os sintomas da hérnia.
Como escolher o melhor especialista em hérnia cervical?
Para escolher um bom especialista em hérnia cervical, é importante verificar sua formação, experiência e atuação no tratamento de doenças da coluna. Um profissional qualificado transmite segurança em todas as etapas, desde a primeira consulta até a conclusão do tratamento.
O Dr. Flávio Zelada é ortopedista especialista em coluna, com ampla experiência no tratamento de hérnia cervical e em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Para mais informações, entre em contato e agende uma consulta.
Fontes:

