Agendar Primeira Consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quando a cirurgia de coluna é indicada?

Quando a cirurgia de coluna é indicada?
Imagem: Shutterstock

Saiba quando a cirurgia é realmente necessária para tratar problemas de coluna

Se você convive com dores nas costas, ombro, pescoço ou que irradiam para os membros, já deve ter se perguntado se o seu caso é uma das indicações da cirurgia de coluna. Essa é uma das maneiras de tratar problemas que atingem a coluna vertebral, seja de forma estrutural, neurológica ou funcional.

Por não ser o único método de tratamento para as doenças da coluna vertebral, a cirurgia da coluna é indicada em situações muito específicas em que, após um diagnóstico detalhado — ou, dependendo do caso, tentativas de tratamentos conservadores —, é entendido que o procedimento deve ser realizado.

Saiba, no conteúdo a seguir, quando a cirurgia de coluna é indicada e quais são seus principais tipos.

A dor na coluna e suas causas mais comuns

Para entender quando a cirurgia de coluna é indicada, precisamos contextualizar as causas do principal sintoma — que é a dor na coluna, que leva a outros sintomas e, consequentemente, ao diagnóstico de problemas que podem indicar esse tipo de tratamento. São elas:

  • Postura inadequada;
  • Lesões musculares;
  • Fraturas e outros tipos de lesões vertebrais;
  • Problemas nas articulações;
  • Problemas discais;
  • Alterações neurológicas;
  • Problemas degenerativos ou de origem genética.

A cirurgia de coluna como último recurso

A maioria das condições que afetam a coluna vertebral pode ser tratada por vias conservadoras, como fisioterapia, medicamentos, infiltrações e outras atividades. No entanto, quando esses tratamentos não têm o efeito esperado, pode haver uma indicação de cirurgia da coluna. Ou seja, esse tipo de procedimento é, na maioria das situações, visto como um último recurso.

Além disso, existem os casos em que os sintomas são extremamente incapacitantes ou existe um risco muito grande de complicações para o paciente. Quando a cirurgia de coluna é indicada, o que pode ocorrer em um caso como os mencionados, a última solução se torna a principal.

Realize a cirurgia de coluna com um médico especializado: Dr. Flávio Zelada!

Agende uma consulta

Principais indicações para cirurgia de coluna

Como dito anteriormente, as dores na coluna podem ser causadas por diversos fatores, mas nem sempre somente a dor pode levar a indicações de cirurgia da coluna. Isso depende do diagnóstico feito pelo especialista a partir da análise dos sintomas e exames físicos e de imagem.

Em geral, as principais condições que podem ter sido diagnosticadas quando a cirurgia de coluna é indicada são:

  • Hérnias de disco;
  • Estenose do canal cervical;
  • Instabilidades da coluna vertebral;
  • Lesões traumáticas nas vértebras ou discos;
  • Deformidades da coluna (hipercifose, hiperlordose e escoliose);
  • Espondilolistese;
  • Tumores da coluna;
  • Infecções;
  • Dor crônica.

Sinais de que você pode precisar de uma cirurgia na coluna

Os principais sinais de que, mesmo após um diagnóstico e um tratamento conservador, você pode precisar de uma cirurgia de coluna, são:

  • Dor intensa, crônica e incapacitante que não se resolve com medicamentos analgésicos;
  • Problemas neurológicos intensos, como fraqueza e dormência na coluna e nos membros;
  • Limitação dos movimentos que não passa com fisioterapia, infiltrações e tratamentos medicamentosos;
  • Incontinência urinária e fecal associada a problemas de coluna.

Vale lembrar que esses sinais são muito amplos e, ainda assim, podem variar entre os pacientes. Ou seja, tê-los não é uma certeza de que a cirurgia de coluna será indicada, mas sim de que uma investigação mais detalhada deve ser feita em conjunto com o levantamento dessa possibilidade.

Exames que ajudam na decisão cirúrgica

Quando a cirurgia de coluna é indicada, o paciente deverá ter passado por diversos exames que ajudam o especialista a decidir se o procedimento é o adequado para o seu caso.

Os principais são os exames de imagem, como a radiografia, a tomografia e a ressonância magnética. Por meio deles, o especialista consegue visualizar com detalhes lesões, compressões e outros problemas que podem indicar a necessidade de cirurgia.

Dependendo das condições do paciente, outros exames podem ser realizados, como a eletroneuromiografia, que serve para avaliar a função neurológica. Além disso, exames laboratoriais e cardiológicos podem ser necessários como parte do pré-operatório, para avaliar o estado geral de saúde do paciente.

Tipos de cirurgia de coluna mais comuns

Quando a cirurgia de coluna é indicada, diversos procedimentos diferentes podem ser realizados, dependendo da condição do paciente e do objetivo do tratamento. Os principais são:

Discectomia

Nesse tipo de cirurgia da coluna, parte do disco intervertebral impactado por uma hérnia ou outro problema é removida para aliviar os sintomas. Há ainda a microdiscectomia, realizada de forma minimamente invasiva para descomprimir raízes neurais afetadas por uma hérnia de disco.

Laminectomia

A laminectomia é realizada quando a cirurgia de coluna é indicada para remover as lâminas das vértebras para aliviar a pressão sobre a medula e as raízes nervosas que partem da coluna vertebral. As principais condições que levam a essa indicação são a estenose e a compressão neural.

Artrodese

Na artrodese, é realizada a fusão entre as vértebras, com o principal objetivo de estabilizar a coluna vertebral. As principais indicações são instabilidade na coluna, fraturas e dor crônica, além das deformidades. Alguns casos de hérnia de disco também podem ter essa indicação.

Tratamento de fraturas por compressão

Para tratar fraturas vertebrais por compressão, existem dois procedimentos minimamente invasivos: a cifoplastia e vertebroplastia. Ambas são realizadas por meio da colocação de um cimento ósseo no local tratado, que restaura e estabiliza as vértebras afetadas.

Cirurgia endoscópica

Essa técnica minimamente invasiva pode ser realizada em diversos casos quando a cirurgia de coluna é indicada, como para descomprimir nervos, tratar hérnias de disco e outras condições. É uma das técnicas mais seguras e eficazes de cirurgia de coluna.

Artroplastia

A artroplastia é outra opção de tratamento quando a cirurgia de coluna é indicada para tratar discopatias e hérnias de disco. Ela é realizada quando é identificada a necessidade de remoção completa do disco e sua substituição por uma prótese artificial.

Realize a cirurgia de coluna com um médico especializado: Dr. Flávio Zelada!

Agende uma consulta

Cirurgia de coluna: riscos e benefícios

É importante lembrar dos riscos e benefícios desse tipo de tratamento quando a cirurgia de coluna é indicada. Entre os riscos, os mais comuns a todos os tipos de cirurgia incluem hemorragias, lesões nervosas, problemas vasculares e pulmonares, além dos riscos específicos de cirurgias da coluna, como a não consolidação dos resultados e impactos neurológicos.

No entanto, na maioria dos casos, os benefícios são mais importantes que os riscos, uma vez que há uma melhora significativa dos sintomas e da qualidade de vida do paciente após a recuperação da cirurgia.

Recuperação após a cirurgia de coluna

Para que o paciente alcance o objetivo de melhora após a cirurgia de coluna, é fundamental seguir todas as orientações do médico durante a recuperação do procedimento. Essas orientações e cuidados podem variar de acordo com a técnica realizada, mas em geral incluem:

  • Realizar corretamente as atividades de fisioterapia pós-cirúrgica;
  • Respeitar as restrições de atividades cotidianas, de levantamento de peso e de repouso;
  • Tomar os medicamentos indicados pelo médico corretamente;
  • Cuidar de forma adequada dos curativos cirúrgicos;
  • Comparecer às consultas de acompanhamento.

O Dr. Flávio Zelada é ortopedista especialista em coluna, com experiência na realização de diversos procedimentos para tratar problemas da coluna. Para saber mais sobre quando a cirurgia de coluna é indicada, entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Dr. Flávio Zelada

Sociedade Brasileira de Coluna

National Institutes of Health