Patologia rara ocasiona deformidades na curvatura da coluna vertebral. Estudos indicam que é passada de pais para filhos, mas ainda tem sua causa exata desconhecida.
A doença de Scheuermann manifesta-se na adolescência e acomete, na grande maioria dos casos, pessoas do sexo masculino, que costumam apresentar postura encurvada dos ombros, além de dores persistentes e moderadas.
Embora não seja uma doença que incapacite o paciente, é necessário acompanhamento com o ortopedista para averiguar uma possível evolução e manter o tratamento correto. Saiba quais as causas e o Tratamento da cifose de Scheuermann.
O que é a doença de Scheuermann?
Também conhecida como cifose de Scheuermann ou cifose juvenil, é uma rara condição que afeta as vértebras da região torácica. O quadro causa alterações em corpos vertebrais, provocando dores no dorso e na cifose. Isso explica por que portadores da doença apresentam postura curvada para frente (hipercifose).
O que causa a doença de Scheuermann?
Como mencionado no início, a causa da doença de Scheuermann é desconhecida. No entanto, estudos apontam que pode ser uma condição hereditária, além de ser uma doença multifatorial.
Porém, alguns aspectos são classificados como importantes para o aumento dos riscos de desenvolvimento da doença, sendo eles:
- Fatores genéticos;
- Fatores biomecânicos como microtrauma de repetição;
- Atividades físicas intensas;
- Alteração no crescimento, com desbalanço entre o crescimento do corpo vertebral e os discos intervertebrais.
Principais sintomas da doença de Scheuermann
Dependendo da gravidade, o paciente pode, em casos mais raros, demonstrar algum sintoma neurológico. Outro ponto importante a ser abordado é que nem todos vão sentir dores significativas. Nesse sentido, os sintomas mais comuns são:
- Sensibilidade e rigidez na coluna;
- Fadiga;
- Aparência de corcunda nítida;
- Dor nas costas.
Como o diagnóstico é realizado?
Geralmente, o diagnóstico da doença de Scheuermann é obtido na adolescência, fase em que os jovens estão passando por um crescimento acelerado dos ossos.
Exame físico detalhado e avaliação de radiografias feita por um ortopedista especialista em coluna são as abordagens mais recomendadas para o diagnóstico. As radiografias ajudam na identificação da curvatura excessiva da coluna, curvatura que é medida pelo procedimento chamado ângulo de Cobb. É importante também diferenciar da cifose postural, uma condição causada pela má postura.
Ângulo de Cobb é um método no qual duas linhas são desenhadas em uma radiografia da coluna vertebral; uma linha se estende da parte de cima da vértebra superior mais inclinada e a outra linha se estende da parte de baixo da vértebra inferior mais inclinada. A classificação é definida a partir dos graus dos ângulos observados.
Outra forma de avaliar se há doença de Scheuermann é no próprio consultório, a partir do Teste de Adams. Com o paciente de pé, inclinado para a frente e com os braços pendurados, o ortopedista observa a curvatura da coluna vertebral.
Agende uma consulta com o médico especialista em cifose!
A doença de Scheuermann tem cura?
Não existe cura, porém, com o tratamento da cifose de Scheuermann, é possível controlar os sintomas, permitindo que o paciente tenha uma rotina normal e uma excelente qualidade de vida.
Quais os tipos de Tratamento da cifose de Scheuermann?
Os tratamento da cifose de Scheuermann são direcionados de acordo com o grau da deformidade e os sintomas de cada um. Normalmente, o processo ocorre a partir do uso de compressas frias e medicamentos analgésicos para alívio da dor. Após a dor ser controlada, o ortopedista indica sessões de fisioterapia.
A tendência é que o tratamento da cifose de Scheuermann seja leve, mas a duração é variável, podendo durar alguns anos. Para casos mais graves, em que é necessário realinhar a coluna, a cirurgia é indicada.
Como é feita a cirurgia de correção da deformidade?
Quando a dor não responde a nenhum tipo de tratamento, ou em casos mais avançados da deformidade, com ângulos maiores que 75º, a intervenção cirúrgica é necessária, com o objetivo de corrigir e reequilibrar as curvas da coluna.
Durante o procedimento, o cirurgião realinha as vértebras com o suporte de hastes e parafusos biocompatíveis (artrodese da coluna). Parafusos pediculares possibilitam a conexão de hastes, nas quais podem ser realizadas manobras de correção e realinhamento da coluna.
Existem riscos na cirurgia?
Há um certo risco para o sistema nervoso do paciente, que pode ser afetado devido à proximidade dos parafusos com a medula e raízes nervosas. Algumas manobras também podem tracionar a medula durante a tentativa de correção da deformidade.
Atualmente, há a colaboração da monitorização neurofisiológica intraoperatória que, através de estímulos contínuos no cérebro e nervos periféricos durante a cirurgia, monitora e alerta precocemente qualquer tipo de alteração.
Qual profissional devo procurar para fazer esse procedimento?
Para saber mais sobre a doença de Scheuermann, avaliar se você tem este problema ou descobrir o melhor tratamento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Flávio Zelada, ortopedista especialista em coluna.
Fontes:
Mansfield JT, Bennett M. Scheuermann Disease. 2023 Jul 31