Agendar Primeira Consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de Deformidade na Coluna

Cirurgia de Deformidade na Coluna
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Casos mais graves que não são resolvidos com terapias clínicas podem necessitar de uma cirurgia para corrigir as deformidades na coluna

A coluna vertebral é o nosso eixo central e exerce papel fundamental no equilíbrio, sustentação e mobilidade do nosso corpo. Por ser uma estrutura tão complexa que, além da parte esquelética, envolve também a medula espinhal, músculos, ligamentos e raízes nervosas, a coluna está sujeita a vários problemas que podem causar deformidades.

Quero tratar uma deformidade na coluna!

As deformidades na coluna são desvios em sua curvatura natural maiores do que 10 graus quando a pessoa é observada de frente ou perda da curvatura normal quando a coluna é vista de lado. Dependendo da gravidade do caso, as deformidades podem ser dolorosas e limitar consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.

Casos mais graves que não são resolvidos com terapias clínicas podem necessitar de uma cirurgia para corrigir as deformidades nessa estrutura. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre a cirurgia de deformidade na coluna.

Quais são os principais tipos de deformidade na coluna?

As deformidades na coluna podem se manifestar de maneira isolada ou aparecer juntas, sendo que as mais comuns são a escoliose e a hipercifose.

A cifose é uma curvatura fisiológica da coluna torácica, cuja angulação normal varia entre 20 e 50 graus. Quando ela supera os 50 graus, existe uma patologia chamada hipercifose, caracterizada por uma postura conhecida como corcunda.

Assim como a cifose, a lordose também é uma curvatura normal da coluna nas regiões cervical e lombar. Quando a curvatura na parte inferior da coluna está muito acentuada, ela passa a se chamar hiperlordose e quase sempre está associada a quadros de hipercifose e escoliose.

Por fim, a escoliose é um desalinhamento da coluna rotacional e no plano coronal, que é quando olhamos a coluna de frente. Normalmente, a coluna é reta olhando de frente, mas na escoliose ela assume um formato em “C” ou em “S”, ocorrendo um desvio rotacional da coluna e para um dos lados do tronco, com um ângulo de Cobb acima de 10 graus.

Todas essas deformidades podem causar estranheza estética, problemas posturais, dores nas costas e dificuldades de movimentação, além de prejudicar o alinhamento da coluna e gerar alterações em demais estruturas.

Saiba se o tratamento cirúrgico é o seu caso!

Agende uma consulta

O que é a cirurgia de deformidade na coluna?

A cirurgia de deformidade na coluna é uma das formas de tratamento para corrigir ou minimizar esses desvios considerados anormais e impedir a progressão do quadro para trazer melhora à qualidade de vida do paciente.

As técnicas mais utilizadas nas cirurgias de deformidade na coluna é a osteotomia da coluna para correção de deformidade e a artrodese, que consiste na fusão das vértebras para realinhá-las, um procedimento considerado complexo.

Como é realizada a cirurgia de deformidade na coluna?

O planejamento cirúrgico é feito de acordo com o tipo e a gravidade da deformidade, além das condições do paciente, pois a cirurgia de deformidade na coluna é um procedimento de grande porte, podendo durar de 3 a 12 horas, dependendo do grau de curvatura a ser corrigido.

Como dissemos, a cirurgia é realizada com osteotomias, seguidas de correção da deformidade, estabilização mecânica com hastes e parafusos, e colocação de enxerto ósseo para alcançar a artrodese. Nela, o cirurgião une duas ou mais vértebras por meio de hastes de metal, parafusos ou ganchos para que elas se tornem um bloco único. Dessa forma, o procedimento consegue restabelecer o máximo possível da curvatura normal e realinhar a coluna. A artrodese também utiliza enxertos ósseos entre as vértebras para estimular a fusão óssea.

Normalmente, a incisão é feita na região posterior da coluna, mas alguns casos específicos podem exigir uma incisão lateral e até mesmo na parte frontal. Todo o procedimento é feito com anestesia geral e monitorização neurofisiológica intraoperatória para acompanhar a função da medula espinhal e dos nervos.

Quando a cirurgia de deformidade na coluna é indicada?

Quando os tratamentos conservadores, tais como fisioterapia, exercícios de fortalecimento muscular, uso de coletes ortopédicos e reeducação postural global (RPG), não são capazes de aliviar os sintomas nem impedir a progressão da curvatura, a cirurgia de deformidade na coluna pode ser indicada.

Além disso, graus muito acentuados de curvatura podem comprometer a função respiratória ao afetar o pulmão, por isso o tratamento cirúrgico pode ser considerado em casos de:

  • Cifose maior que 75 graus;
  • Escoliose maior que 50 graus em adultos ou 45 graus em crianças.

Quais são os riscos da cirurgia?

A cirurgia de deformidade na coluna é um procedimento invasivo que envolve alguns riscos, mas que podem ser minimizados pela experiência e capacitação da equipe médica no caso. Entre os principais, podemos citar:

  • Comprometimento da medula espinhal e raízes nervosas;
  • Posicionamento incorreto das hastes e parafusos;
  • Hemorragia;
  • Infecções;
  • Reações anestésicas.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório varia de acordo com o tipo e complexidade da cirurgia de deformidade na coluna, sendo que o paciente pode ficar internado de 2 a 7 dias. No geral, as principais recomendações para uma boa recuperação incluem:

  • Repouso de 3 a 4 semanas após a cirurgia;
  • Tomar as medicações prescritas pela equipe médica;
  • Cuidar do curativo para uma boa cicatrização da pele;
  • Evitar atividades físicas mais intensas por 6 meses;
  • Comparecer às consultas pós-operatórias para o médico acompanhar a consolidação da artrodese.

A cirurgia de deformidade na coluna só é indicada após uma avaliação individual do ortopedista especialista em coluna para verificar as condições do paciente. Por ser um procedimento complexo, é fundamental contar com um profissional experiente e qualificado nesse tipo de tratamento.

O Dr. Flávio Zelada é médico ortopedista especialista em cirurgias da coluna vertebral pelo Hospital das Clínicas da USP e tem mais de 10 anos de experiência em procedimentos do tipo. O profissional se destaca pela sua conduta ética e atendimento humanizado para dar todo o suporte necessário aos seus pacientes, além de oferecer tratamentos baseados nas melhores evidências científicas.

Para mais informações sobre as cirurgias de deformidade na coluna, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Dr. Flávio Zelada

Reamy BV, Slakey JB. Adolescent idiopathic scoliosis: review and current concepts. Am Fam Physician. 2001 Jul 1;64(1):111-6. PMID: 11456428.

AO Spine

Scoliosis Research Society – SRS

Reamy BV, Slakey JB. Adolescent idiopathic scoliosis: review and current concepts. Am Fam Physician. 2001 Jul 1;64(1):111-6. PMID: 11456428.

Reamy BV, Slakey JB. Adolescent idiopathic scoliosis: review and current concepts. Am Fam Physician. 2001 Jul 1;64(1):111-6. PMID: 11456428.