Infiltração sacroilíaca

Metodologia de infiltração alivia os sintomas de dor e desconforto na região sacroilíaca a partir da injeção de medicamentos diretamente na área afetada

As infiltrações de coluna são tratamentos que aliviam sintomas de dor a partir da aplicação de uma injeção medicamentosa diretamente no ponto de origem da dor ou no local inflamado. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que pode ser usado como parte complementar ao tratamento de uma alteração de coluna ou como método auxiliar de diagnóstico.

quero realizar o tratamento com infiltração!

Os medicamentos utilizados neste tipo de tratamento têm ação analgésica e anti-inflamatória, sendo escolhidos pelo médico especializado em coluna de acordo com a necessidade de cada caso. Dependendo da área a ser tratada, este tipo de intervenção pode ser classificado em diferentes tipos, sendo um deles a infiltração sacroilíaca. Entenda melhor a seguir!

O que é a infiltração sacroilíaca?

A infiltração sacroilíaca é um procedimento médico no qual medicamentos anestésicos, anti-inflamatórios e corticosteroides são injetados na articulação sacroilíaca, localizada na parte inferior das costas, entre o osso sacro e o osso ilíaco da pelve. Essa injeção é realizada com o intuito de aliviar a dor e reduzir a inflamação associada a problemas na articulação sacroilíaca.

A articulação sacroilíaca desempenha um papel importante na transmissão de peso entre a coluna vertebral e os membros inferiores, além de auxiliar na estabilidade da pelve. Problemas nessa articulação, como inflamação, degeneração ou disfunção, podem causar dor na região lombar, nádegas, quadril ou pernas. Essa dor pode ser crônica e debilitante, afetando a qualidade de vida e a capacidade de realizar atividades diárias.

Imagem: ressonância nuclear magnética da coluna mostrando as articulações sacroilíacas bilaterais.

Como é feita?

A infiltração sacroilíaca pode ser realizada a partir de dois métodos:

Guiada por raio-x (fluoroscopia)

Durante uma infiltração sacroilíaca guiada por raio-x, o paciente é posicionado de bruços na mesa de exame, expondo a região lombar e a articulação sacroilíaca. O médico limpa e esteriliza a área de injeção e, em seguida, anestesia localmente a pele e os tecidos ao redor da articulação sacroilíaca para minimizar o desconforto durante o procedimento.

Usando um método de raio-x, o médico guia uma agulha especial até a articulação sacroilíaca, visualizando em tempo real a posição da agulha no monitor. Uma vez que a agulha esteja posicionada corretamente, o médico injeta os medicamentos no local correto.

Imagens: imagens demonstram desenho com as estruturas da região da sacroilíaca e radioscopia do procedimento de infiltração.

Guiada por ultrassom

Durante uma infiltração sacroilíaca guiada por ultrassom, o paciente é posicionado de maneira semelhante, de bruços na mesa de exame, expondo a região lombar e a articulação sacroilíaca. O médico utiliza um transdutor de ultrassom para visualizar a anatomia da articulação sacroilíaca em tempo real na tela do monitor.

Após identificar a articulação sacroilíaca, o médico insere uma agulha especial na região, guiada pelas imagens de ultrassom.

Imagem: infiltração da sacroilíaca guiada por ultrassom.

Além disso, ela pode ser realizada em ambiente hospitalar sob sedação ou de forma ambulatorial com anestesia local.

Como a infiltração na articulação sacroilíaca ajuda no alívio da dor?

A infiltração sacroilíaca é um procedimento médico que envolve a aplicação de medicamentos corticosteroides e anestésicos locais, promovendo alívio da dor. Isso ocorre porque os corticosteroides são potentes anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a inflamação e, consequentemente, a dor associada a esta alteração.

Além de aliviar a dor, os corticosteroides podem promover a cicatrização e o reparo dos tecidos danificados na articulação sacroilíaca, contribuindo para o alívio a longo prazo. Os anestésicos locais, por usa vez, bloqueiam temporariamente os sinais de dor transmitidos pelos nervos na articulação sacroilíaca, proporcionando alívio imediato deste desconforto, potencialmente contribuindo para a neuromodulação da dor ao reduzir os estímulos nociceptivos enviados ao cérebro, ativando de forma mais eficaz o sistema inibitório da dor.

Quando a infiltração sacroilíaca é indicada?

A infiltração sacroilíaca é indicada em uma variedade de situações nas quais o paciente sente dor e desconforto na região sacroilíaca. Algumas das indicações incluem:

• Dor sacroilíaca crônica que não responde adequadamente a outros tratamentos conservadores;
  • Inflamação da articulação sacroilíaca;
  • Lesões traumáticas na articulação sacroilíaca;
  • Desordens funcionais da articulação sacroilíaca;
  • Necessidade de diagnóstico a respeito da fonte de dor, ajudando a confirmar ou descartar a articulação sacroilíaca como o local de origem do desconforto.

O médico especializado em coluna se responsabiliza por determinar se a infiltração sacroilíaca é a metodologia de tratamento mais apropriada para o paciente. Para isso, o profissional deverá levar em conta fatores como sintomas, histórico médico e resposta a tratamentos anteriores.

Saiba se a infiltração sacroilíaca é indicada para seu caso!

Quanto tempo leva o procedimento?

O tempo necessário para realizar uma infiltração sacroilíaca pode variar, mas geralmente o procedimento leva cerca de 15 a 30 minutos. Este tempo pode ser um pouco mais curto ou mais longo, dependendo de fatores como a técnica utilizada, a complexidade da anatomia do paciente e a necessidade de orientação por imagens.

Após a infiltração, é comum que o paciente seja monitorado por um curto período para observar qualquer reação adversa imediata ao procedimento e garantir que ele esteja clinicamente estável antes de ser liberado para casa. Este período de observação pode variar, mas geralmente dura de 15 a 30 minutos.

Quais são os resultados esperados?

Os resultados esperados da infiltração sacroilíaca podem variar conforme os objetivos da intervenção e da gravidade da condição. No entanto, geralmente espera-se que a infiltração sacroilíaca proporcione os seguintes resultados:

• Alívio da dor;
  • Melhoria da função da articulação sacroilíaca;
  • Redução da inflamação;
  • Diagnóstico da fonte da dor do paciente.

Existem riscos no procedimento?

Assim como qualquer procedimento médico, a infiltração sacroilíaca apresenta alguns riscos potenciais, por mais que seja considerada altamente segura. Entre os principais riscos e complicações, estão:

• Reações alérgicas aos medicamentos utilizados;
  • Infecção no local da injeção;
  • Lesão nervosa;
  • Sangramento;
  • Agravamento da dor;
  • Ruptura do ligamento sacrotuberoso.

Para saber mais a respeito deste tipo de infiltração e descobrir se o tratamento é indicado para seu caso, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Dr. Flávio Zelada.

​​Atlas of Image-guided spinal procedures Michael B. Furman, Leland Berkwits, Isaac Cohen, Brad Goodman, Jonathan Kirschner, Thomas S. Lee, Paul Sean Lin.

Elsevier Health Sciences, Oct 25, 2017.

Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Dr. Flávio Zelada.