Procedimento que consiste na aplicação de ácido hialurônico na articulação afetada pode tratar e prevenir lesões de cartilagem
A cartilagem é o tecido que reveste as superfícies articulares para permitir o deslizamento dos ossos de maneira suave, além de ter uma função de amortecer impactos. O avanço da idade, o uso excessivo da articulação ou lesões podem desgastar o tecido cartilaginoso e levar a um quadro de artrose.
Quero realizar esse procedimento!
A artrose é uma doença que evolui lentamente e de forma progressiva, cujos principais sintomas são dores articulares, diminuição dos movimentos, rangidos e inchaço na articulação, o que pode comprometer seriamente a qualidade de vida do paciente.
Uma das formas de tratamento para casos de artrose que não apresentam melhora com terapias clínicas é a viscossuplementação. Continue a leitura para saber mais sobre como o procedimento é realizado, seus benefícios, indicações e mais informações relevantes sobre o tema.
O que é viscossuplementação?
A viscossuplementação é a injeção de ácido hialurônico diretamente na articulação para trazer alívio da dor e melhora da mobilidade articular ao paciente. O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo organismo e está presente no líquido sinovial, líquido natural das articulações responsável por lubrificar e nutrir a cartilagem.
A injeção de ácido hialurônico ajuda a restaurar a viscosidade e elasticidade do líquido sinovial, melhorando a lubrificação e nutrição da cartilagem. Além disso, os estudos demonstram a redução de fatores pró inflamatórios que atuam na degradação da cartilagem, como PGE2 e NFkB, proteases e proteinases.
Alivie as dores com a infiltração de ácido hialurônico!
Como a viscossuplementação é feita?
A viscossuplementação é um procedimento minimamente invasivo que pode ser feito em consultório ou em centro cirúrgico por um médico ortopedista após uma avaliação criteriosa do caso. A injeção de ácido hialurônico pode ser feita em qualquer articulação do corpo, mas é mais frequente para tratar lesões cartilaginosas no ombro, no joelho e no quadril.
O procedimento é bastante simples e dura poucos minutos, começando pela limpeza e esterilização do local que vai receber a aplicação do ácido hialurônico. Pode ser aplicada também uma anestesia local para maior conforto do paciente, mas a viscossuplementação não costuma ser dolorosa.
A substância é injetada diretamente na articulação por meio de uma agulha fina. O procedimento pode ser guiado por radioscopia ou ultrassonografia, principalmente quando feito no quadril, para ter maior precisão na aplicação por ser uma articulação mais profunda.
Após algumas horas, o paciente já recebe alta e pode andar normalmente, devendo tomar apenas alguns cuidados em relação às atividades físicas nos dois dias após o procedimento.
Quando é indicada a viscossuplementação?
Pacientes com quadros de artrose leve a moderada e que não responderam bem a tratamentos conservadores, tais como uso de medicamentos, fisioterapia e repouso, podem receber indicação da viscossuplementação.
Porém, a indicação de cada tratamento só é feita depois de uma avaliação individual do médico, que leva em consideração a intensidade dos sintomas, a gravidade do caso e o estado de saúde geral de cada paciente.
Viscossuplementação para artrose
A artrose provoca a deterioração da cartilagem que reveste as articulações, provocando muitas dores e limitações de movimentos que interferem na qualidade de vida das pessoas com essa condição.
A viscossuplementação com ácido hialurônico ajuda a reduzir o processo inflamatório ao melhorar a lubrificação da articulação. Com isso, o paciente tem um alívio das dores e rigidez associadas à artrose. O tratamento também pode retardar a progressão da doença e diminuir a probabilidade de uma cirurgia futura.
Vale dizer que a viscossuplementação não é um tratamento isolado e deve ser feita em conjunto com outras medidas orientadas pelo ortopedista que visam o controle dos sintomas e a preservação da cartilagem.
Viscossuplementação para prevenção de lesões de cartilagem
Algumas situações envolvendo traumas, como fraturas e lesões ligamentares, podem vir a prejudicar o tecido cartilaginoso no futuro. Nesses casos, a viscossuplementação pode servir como um tratamento preventivo, pois o ácido hialurônico melhora a lubrificação e ajuda na absorção de impacto, diminuindo o risco de lesões.
Viscossuplementação para o tratamento de lesões de cartilagem
Além de ter uma função mecânica com a melhora do movimento articular, a viscossuplementação possui uma função bioquímica, pois aumenta produção de matriz proteica extracelular e reduz a atividade de mediadores inflamatórios. Isso atrasa a degradação cartilaginosa, com os estudos demonstrando um possível adiamento ou mesmo evitando o tratamento cirúrgico para colocação de prótese articular.
Quanto tempo dura o efeito da viscossuplementação?
O efeito da viscossuplementação dura de 6 meses a um ano, e ela pode ser repetida se houver boa resposta do paciente, mas esse prazo pode variar de acordo com as particularidades de cada caso, que podem ser:
- Nível de desgaste articular;
- Idade do paciente;
- Qualidade do ácido hialurônico utilizado;
- Se outros tratamentos são realizados em conjunto.
Quais são os cuidados após a realização da viscossuplementação?
Nos primeiros dias, pode haver um pouco de dor e inchaço na articulação, mas são sintomas controláveis com a aplicação de gelo no local e medicações analgésicas.
As atividades de rotina podem ser realizadas normalmente após a viscossuplementação, com a recomendação de evitar esforços físicos mais intensos nas primeiras 48 horas.
Quais são os benefícios da viscossuplementação?
Ao longo do artigo, pudemos ver como a viscossuplementação pode ser uma alternativa para melhorar a qualidade de vida de pacientes com artrose ou com outras lesões de cartilagem articular. De modo resumido, os principais benefícios desse procedimento são:
- Alívio da dor e da rigidez articular;
- Melhora da lubrificação da articulação;
- Redução da progressão da artrose;
- Diminuição do processo inflamatório;
- Estimulação à produção de substâncias regenerativas da cartilagem;
- Procedimento simples e de baixo risco.
Quando bem-indicada, a injeção de ácido hialurônico diretamente na articulação pode trazer diversos benefícios. Para saber se esse procedimento é indicado ao seu caso, é indispensável consultar um ortopedista especialista em coluna para uma avaliação individual.
Entre em contato com o Dr. Flávio Zelada para marcar uma consulta e saber mais informações sobre o assunto.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Richette, Pascal, et al. “Hyaluronan for knee osteoarthritis: an updated meta-analysis of trials with low risk of bias.” RMD open 1.1 (2015): e000071.
Xing D, Wang B, Liu Q, et al. Intra-articular Hyaluronic Acid in Treating Knee Osteoarthritis: A PRISMA-Compliant Systematic Review of Overlapping Meta-analysis. Sci Rep. 2016;6. doi:10.1038/srep32790
Sousa EB, Hamdan PC, Menegassi ZJB, Alchaar AADA, Tieppo AM, Souza CG, Pinheiro CBR, Almeida CS, Rocha EMC, Cunha FG, Pacheco I, Rezende MU, Souza MPG, Britto DA Silva M, Campos GC. BRAZILIAN CONSENSUS STATEMENT ON VISCOSUPPLEMENTATION OF THE HIP (COBRAVI-Q). Acta Ortop Bras. 2022 Nov 11;30(5):e250414. doi: 10.1590/1413-785220223005e250414. PMID: 36451782; PMCID: PMC9670791.
Legré-Boyer V. Viscosupplementation: techniques, indications, results. Orthop Traumatol Surg Res. 2015 Feb;101(1 Suppl):S101-8. doi: 10.1016/j.otsr.2014.07.027. Epub 2015 Jan 14. PMID: 25596987.