Agendar Primeira Consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Viscossuplementação do quadril

Viscossuplementação do quadril
Imagem: Shutterstock

Este procedimento permite que pacientes com artrose no quadril tenham os sintomas aliviados sem necessidade de cirurgia

Imagine que, de repente, atividades simples, como caminhar até a padaria ou subir escadas, se tornam verdadeiros desafios. Isso é o que muitas pessoas com artrose do quadril enfrentam diariamente. A artrose é uma condição degenerativa que desgasta a cartilagem das articulações, provocando dor, rigidez e limitação dos movimentos. No quadril, esses sintomas podem ser tão debilitantes que até ações rotineiras viram obstáculos.

Mas há esperança: a viscossuplementação do quadril surge como uma solução eficaz para aliviar a dor e restaurar a mobilidade do paciente. Esse tratamento minimamente invasivo pode melhorar significativamente a qualidade de vida do indivíduo, ajudando a postergar ou, em alguns casos, até evitar uma cirurgia, especialmente nos estágios iniciais ou moderados da artrose.

Realize esse procedimento com o Dr. Zelada!

Agende uma consulta

O que é a viscossuplementação do quadril?

A viscossuplementação do quadril é um procedimento em que é realizada a infiltração intra-articular de ácido hialurônico. Essa substância tem a finalidade de melhorar as propriedades do líquido sinovial e da cartilagem na articulação do quadril, proporcionando diversos benefícios, como redução da dor, melhora da mobilidade e função articular.

O que é o ácido hialurônico?

É um polissacarídeo naturalmente presente no organismo humano, encontrado principalmente nas articulações e na pele. Ele atua na lubrificação das articulações, na absorção de impactos e na manutenção da estrutura e da hidratação da pele.

Quando a viscossuplementação do quadril é indicada?

A infiltração de ácido hialurônico melhora as propriedades mecânicas da articulação, trazendo alívio dos sintomas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O procedimento de viscossuplementação do quadril é recomendado principalmente para pacientes que se enquadram em um dos três casos que discutiremos abaixo.

Imagem de um raio-x de quadril com artrose
Imagem: Shutterstock

Casos iniciais ou moderados de artrose no quadril

Essa é uma das indicações para a viscossuplementação do quadril. Nesses casos, ocorre um desgaste progressivo da cartilagem articular e uma diminuição do líquido sinovial, resultando em dor, rigidez e redução da mobilidade.

Ineficiência em outras formas de tratamento conservador

Outra indicação para a viscossuplementação do quadril é para pacientes cujos sintomas persistem após tratamentos conservadores como fisioterapia, perda de peso, uso de analgésicos e modificações na atividade física.

Não candidatos à cirurgia ou que desejam adiá-la

Em situações em que a cirurgia não é uma opção viável ou desejada pelo paciente, seja devido a condições clínicas, preferência pessoal ou idade avançada, a viscossuplementação do quadril é uma ótima solução. Este procedimento minimamente invasivo permite ao paciente evitar, ou pelo menos adiar, uma intervenção cirúrgica mais invasiva.

Como é feito o procedimento?

O procedimento de viscossuplementação do quadril pode ser realizado guiado por ultrassom em caráter ambulatorial, desde que sejam respeitadas a assepsia e a antissepsia rigorosamente. Para mais conforto do paciente, o procedimento pode também ser realizado no centro cirúrgico, proporcionando um ambiente controlado e estéril para minimizar riscos de infecção, além de possibilitar uma anestesia de sedação. Confira abaixo cada uma de suas etapas.

Preparação e posicionamento do paciente

O paciente é posicionado na mesa cirúrgica, geralmente deitado de barriga para cima — dependendo da preferência do médico e da técnica utilizada. O paciente deve estar confortável e a área do quadril deve estar bem acessível para a aplicação da injeção, que é feita guiada por imagem, seja por meio da escopia (radiografia em tempo real) ou por meio de ultrassom.

Anestesia e sedação

Para evitar qualquer desconforto, a viscossuplementação do quadril é realizada após uma sedação leve ou anestesia local — dependendo da preferência do paciente e do médico.

Guia de imagem (radioscopia ou ultrassonografia)

A fim de garantir precisão na aplicação do ácido hialurônico, é comum que o médico utilize guias de imagem como radioscopia (um tipo de radiografia em tempo real) ou ultrassonografia. Esses métodos ajudam a visualizar a articulação e a agulha durante todo o procedimento, garantindo que o ácido seja injetado no local correto.

Injeção do ácido hialurônico

Finalmente, depois da preparação da pele com antisséptico, o médico insere uma agulha fina na articulação do quadril e administra o ácido hialurônico lentamente dentro da articulação. A quantidade e a concentração variam de acordo com as necessidades específicas do paciente e da gravidade da artrose.

Marque sua consulta. Nossa equipe está pronta para lhe atender!

Agende uma consulta

Quem deve evitar a viscossuplementação?

Obviamente, pessoas alérgicas ao ácido hialurônico devem evitar a viscossuplementação do quadril, já que isso poderia desencadear reações alérgicas graves, como inflamação, vermelhidão, inchaço, erupção cutânea e desconforto localizado. Por isso, é primordial que pessoas alérgicas realizem uma avaliação médica detalhada antes de sequer considerar a viscossuplementação.

Além disso, mulheres grávidas ou lactantes também devem evitar o procedimento. Não há dados suficientes sobre a segurança e eficácia do uso de ácido hialurônico para esse grupo populacional. Como medida de precaução, recomendamos que essas mulheres não se submetam à viscossuplementação do quadril para evitar potenciais riscos para elas e seus bebês.

Quais os benefícios da viscossuplementação no quadril?

A viscossuplementação do quadril traz vários benefícios, como:

  • Alívio da dor;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Efeito anti-inflamatório;
  • Proteção da cartilagem;
  • Retardamento do progresso da artrose;
  • Redução da necessidade de medicamentos.

Há algum efeito colateral no procedimento?

Embora raros, existem possíveis efeitos colaterais na viscossuplementação do quadril. Entre os principais está a sinovite, que é a inflamação da membrana sinovial da articulação, gerando dor, inchaço, calor, erupção cutânea, coceira e vermelhidão. Ainda mais rara do que a sinovite, há a possibilidade de infecção articular como complicação, resultando em febre, aumento de volume articular, calor intenso, vermelhidão, dor aguda e pulsante.

É fundamental que o procedimento seja feito por um profissional experiente e com formação sólida; isso torna o risco dessas complicações ínfimo.

Quais as recomendações após a aplicação?

Após a aplicação da viscossuplementação no quadril, é importante seguir algumas recomendações:

  • Atividades leves: evitar atividades físicas pesadas e carregar muito peso nos primeiros dias após o procedimento. Isso ajuda a proteger a articulação e permite que o ácido hialurônico atue melhor.
  • Medicação para dor: caso haja desconforto ou dor leve no local da injeção, podem ser usados medicamentos analgésicos conforme orientação médica. Compressas de gelo também são uma boa opção para alguns pacientes.
  • Acompanhamento médico: manter o acompanhamento médico conforme recomendado para avaliação dos resultados e para discutir a necessidade de repetições do procedimento, caso seja indicado.
  • Hidratação adequada: beber água é uma arma poderosa para ajudar na recuperação geral do corpo e na saúde das articulações.

Quanto tempo duram os resultados da viscossuplementação no quadril?

Os resultados variam de pessoa para pessoa, mas geralmente duram de seis meses a um ano. A eficácia e a duração do alívio dos sintomas dependem do tipo de ácido hialurônico utilizado, do grau de artrose, do nível de atividade física do paciente e outras características individuais — em alguns casos, os benefícios podem durar até dois anos. É comum que os pacientes precisem de novas aplicações periódicas para manter o alívio dos sintomas.

Agende já sua consulta com o Dr. Flávio Zelada!

 

Fontes:

Revista Brasileira de Ortopedia

Dr. Flávio Zelada

Long DM, Fitzpatrick J. Safety and efficacy of a single intra-articular injection of hyaluronic acid in osteoarthritis of the hip: a case series of 87 patients. BMC Musculoskelet Disord. 2021

Clementi D, et. al . Efficacy of a single intra-articular injection of ultra-high molecular weight hyaluronic acid for hip osteoarthritis: a randomized controlled study. Eur J Orthop Surg Traumatol. 2018