Dor nas costas, rigidez e pouca mobilidade podem ser sinais de artrose na coluna. Descubra por que isso acontece e como tratar
A artrose, ou osteoartrite, afeta cerca de 15% das pessoas no mundo, conforme a revista científica The Lancet Rheumatology. Um dos tipos mais comuns desta condição é a artrose na coluna.
Presente especialmente em adultos de 40 a 60 anos, o número de pacientes com artrose na coluna vem aumentando exponencialmente. O envelhecimento da população e o estilo de vida sedentário são dois fatores que estão interligados ao aumento da incidência dos casos. Entenda mais no conteúdo a seguir.
Tenha o diagnóstico eficaz com um especialista em coluna!
O que é a artrose na coluna?
A artrose na coluna é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem das articulações da coluna. Com o passar do tempo, a cartilagem vai se deteriorando e o paciente começa a identificar os efeitos físicos da condição.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a artrose pode ocorrer em qualquer região da coluna. No entanto, é mais comum que o desconforto apareça na parte lombar e cervical.
Principais sintomas da artrose na coluna
Os sinais de artrose na coluna podem mudar de acordo com o quadro, considerando a localização e o grau de degeneração. Por esse motivo, cada paciente sentirá os efeitos de uma forma diferente, mas, no geral, os sintomas mais recorrentes são:
- Incômodo nas costas ou no pescoço;
- Sensação de peso e cansaço;
- Rigidez após períodos de inatividade, sobretudo pela manhã;
- Dificuldade realizar atividades diárias;
- Redução da mobilidade e amplitude do movimento;
- Dificuldade para mexer as costas, mesmo que seja algo simples;
- Sensação de estalos ao mover a coluna;
- Dormência ou formigamento nos braços ou pernas.
Como é a dor de artrose na coluna?
O desconforto causado pela artrose na coluna pode ser constante e profundo, o que chamamos na medicina de dor crônica. O incômodo é agravado quando a pessoa faz muita atividade física ou fica muito tempo em uma mesma posição, podendo irradiar até os glúteos ou joelhos.
Em alguns casos, é possível que o paciente tenha um breve alívio da dor após um período de repouso. No entanto, basta voltar a exercer suas atividades cotidianas para a dor retornar.
Quais as causas da artrose na coluna?
Os motivos que levam ao desgaste característico da artrose na coluna são:
- Idade avançada;
- Histórico familiar;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Traumas ou lesões na região;
- Má postura;
- Atividades laborais repetitivas, como ficar o dia inteiro sentado, por exemplo;
- Exagerar no peso utilizado em exercícios musculares.
Como o diagnóstico é realizado?
Para determinar se a pessoa tem artrose na coluna, o médico ortopedista combina a anamnese (análise do relato do paciente) com a avaliação clínica e dos exames de imagem. O profissional pode solicitar:
- Radiografia (raio-x) para avaliar o desgaste nas articulações e a presença de osteófitos, conhecidos como “bicos de papagaio”;
- Ressonância magnética para detalhar o estado dos tecidos e das articulações;
- Tomografia computadorizada para verificar a existência de alteração estrutural na coluna.
Como tratar a artrose na coluna?
Após analisar as informações levantadas no diagnóstico, o ortopedista define qual abordagem terapêutica é a mais indicada. O tratamento para a artrose na coluna pode contemplar:
- Prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios para diminuir a dor;
- Exercícios para o fortalecimento dos músculos ao redor da coluna;
- Adoção de uma dieta mais saudável;
- Realização regular de exercícios físicos;
- Acupuntura;
- Infiltrações na coluna para alívio temporário e rápido do incômodo;
- Procedimentos cirúrgicos caso os demais métodos não tragam o resultado esperado.
A artrose na coluna tem cura?
Infelizmente, não há cura para a artrose na coluna por se tratar de uma condição degenerativa. Apesar disso, as técnicas terapêuticas podem ajudar no controle dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Consequências de uma artrose não tratada
Caso a artrose na coluna não seja tratada por um especialista, o indivíduo pode enfrentar algumas complicações, tais como:
- Atrofia muscular;
- Surgimento de deformidades posturais;
- Aumento progressivo da dor crônica;
- Impacto na saúde mental;
- Dificuldade crescente para realizar as atividades diárias;
- Chances de desenvolver hérnia de disco.
Como evitar a piora da artrose?
A pessoa pode manter um peso saudável, conforme sua altura e estrutura corporal; praticar atividades físicas de baixo impacto e com foco em fortalecimento muscular; adotar uma postura mais correta e evitar tarefas que possam sobrecarregar a coluna.
Se você se identificou com os sintomas da artrose na coluna, agende já sua consulta com o Dr. Flávio Zelada. Assim, você terá uma orientação personalizada e de qualidade para lidar com o quadro sem prejudicar seu bem-estar.
Fontes
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)