A diminuição da dor nas articulações é um dos benefícios da viscossuplementação. Confira mais detalhes sobre a técnica.
Com o avanço dos tratamentos ortopédicos, é comum que os pacientes se deparem com termos aos quais não estão habituados enquanto definem a melhor estratégia com seu médico. Uma das principais dúvidas em torno dos tratamentos é sobre os reais benefícios da viscossuplementação.
Em primeiro lugar, é importante definir o que é a viscossuplementação. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, em que é injetado ácido hialurônico na articulação afetada. A intenção é restaurar a viscosidade do líquido sinovial, cuja função é lubrificar e amortecer as articulações, em vários casos de problemas articulares.
Realize a viscossuplementação com um médico especialista!
Principais vantagens da viscossuplementação
Existem vários motivos que levam os ortopedistas a optarem pela técnica de infiltração do ácido hialurônico nas articulações. Os benefícios da viscossuplementação contemplam os seguintes fatores:
Alívio significativo da dor
Um dos efeitos mais conhecidos da aplicação de ácido hialurônico é a redução do atrito entre os ossos, responsável pelo forte incômodo que os pacientes sentem. Isso possibilita que a pessoa retome sua rotina com mais agilidade e comodidade.
Melhora da mobilidade
O ácido hialurônico é um componente natural do líquido sinovial, mas com o tempo o organismo produz menos essa substância. Com a infiltração feita cirurgicamente, o paciente obtém uma amplitude de movimento mais fluida e confortável nas articulações afetadas.
Redução da inflamação
Mais um dos benefícios da viscossuplementação é diminuir processos inflamatórios nas articulações. Dessa forma, o indivíduo usufrui de uma recuperação mais rápida.
Proteção da cartilagem
A viscossuplementação atua como uma camada protetora sobre a cartilagem, preservando as superfícies articulares e evitando desgastes adicionais. Além disso, também auxilia na desaceleração de doenças degenerativas que possam ter originado o problema na articulação.
Aumento da função articular
Outra evolução notada pelos pacientes é o aprimoramento da capacidade funcional das articulações. São recorrentes os relatos de melhoria na realização de exercícios físicos e demais atividades cotidianas.
Efeito prolongado
Os benefícios da viscossuplementação podem durar de 6 meses a 1 ano. Porém, isso dependerá do estágio da degeneração articular e da resposta biológica do paciente, além do estilo de vida adotado no pós-operatório.
Viscossuplementação: como funciona e para quem é indicado?
A técnica é bastante simples e pode ser feita tanto no consultório quanto no centro cirúrgico. O uso de anestesia local é opcional, mas pode ser definido com o paciente para minimizar o desconforto.
O procedimento começa com o médico limpando a área que será tratada, que pode ser os joelhos, ombros, punhos ou quadril. Na sequência, é utilizado um equipamento de imagem (ultrassom) para visualizar a área afetada e auxiliar na aplicação do ácido hialurônico diretamente na articulação. Todo esse processo leva somente alguns minutos para ser concluído.
A realização e posteriores benefícios da viscossuplementação podem ser vivenciados nos seguintes casos:
- Diagnóstico de osteoartrite inicial ou moderada;
- Resultado insatisfatório com métodos convencionais de tratamento (como fisioterapia e exercícios de baixo impacto);
- Pacientes que queiram alternativas aos anti-inflamatórios tradicionais.
Cuidados necessários para ter os benefícios da viscossuplementação
É importante ressaltar que a eficiência dos resultados e, consequentemente, dos benefícios da viscossuplementação está relacionada aos cuidados no pós-operatório. Portanto, o paciente deve seguir à risca as orientações médicas, pois nesse período o local está sensível e requer precauções como:
- Aplicar compressas frias para reduzir possíveis inchaços.
- Evitar atividades físicas intensas, sobretudo nas primeiras 48 horas.
- Usar os medicamentos na quantidade e horários indicados.
- Fazer as sessões de fisioterapia, caso forem recomendadas.
- Retomar os compromissos diários moderada e gradualmente.
A quantidade de injeções necessárias para os pacientes aproveitarem os benefícios da viscossuplementação é definida com o ortopedista, porém elas variam de 3 a 5 sessões. Com um diagnóstico precoce e acompanhamento especializado, é possível transformar sua qualidade de vida.
Agende sua consulta com o Dr. Flávio Zelada e saiba como viver sem dores articulares.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE)