Você sente dores lombares constantes, fraqueza ou instabilidade na coluna? Se sofre com hérnia de disco, deformidades ou outras condições que comprometem a estabilidade da sua coluna, a cirurgia endoscópica para artrodese lombar pode ser a solução que você procura para retomar sua qualidade de vida.
A artrodese lombar é um procedimento amplamente utilizado na ortopedia que promove a fusão de duas ou mais vértebras, estabilizando a coluna e aliviando dores crônicas. Essa fusão é realizada com o auxílio de pinos (parafusos), hastes, cages, enxertos ósseos e outros dispositivos metálicos, garantindo suporte e correção estrutural.
As principais indicações para a artrodese lombar incluem casos em que há instabilidade da coluna, como fraturas, espondilolistese, tumores ou deformidades.
O grande diferencial está na técnica minimamente invasiva. A cirurgia endoscópica para artrodese lombar utiliza pequenas incisões e tecnologia de ponta para realizar o procedimento com mais precisão e menos agressividade aos tecidos. Isso significa:
- Menor risco de complicações;
- Menos dor no pós-operatório;
- Recuperação mais rápida e tranquila;
- Retorno mais ágil às atividades do dia a dia.
Descubra como a cirurgia endoscópica para artrodese lombar pode ser o passo definitivo rumo ao alívio da dor e à reconquista da sua qualidade de vida!
Saiba se essa cirurgia é indicada para o seu caso!
O que é a cirurgia endoscópica de artrodese?
A cirurgia endoscópica é uma abordagem moderna e minimamente invasiva para tratar diversas alterações na coluna. Portanto, a endoscopia é um meio pelo qual a artrodese pode ser realizada, sem a necessidade de grandes incisões e agressão aos tecidos, como ocorre nas cirurgias convencionais de coluna.
Como é feita a cirurgia endoscópica para artrodese lombar?
A cirurgia endoscópica para artrodese lombar é feita a partir de uma incisão mínima, aproximadamente 8 milímetros, para a inserção de instrumentos cirúrgicos e do endoscópio. Esse equipamento possui uma fonte de luz e uma câmera de alta definição que projeta imagens em tempo real em um monitor para que o cirurgião tenha uma visão privilegiada da área operada. Isso permite que a etapa da descompressão neural e da colocação do cage com enxerto seja realizada de forma menos invasiva possível.
A cirurgia endoscópica para artrodese lombar é feita com o paciente sob anestesia geral ou sedação e todo o procedimento é irrigado com soro fisiológico para diminuir os riscos de infecção. Os parafusos são colocados de forma percutânea e guiados por radioscopia para a conclusão da artrodese; depois, os instrumentos e o endoscópio são retirados e a incisão é suturada e fechada com um pequeno curativo.
Quando esse tipo de cirurgia é indicado?
A cirurgia endoscópica para artrodese lombar é uma opção terapêutica quando tratamentos conservadores não trazem melhora para o paciente, e também para recuperar a estabilidade da coluna em casos mais graves. Algumas condições que podem ser tratadas por essa cirurgia são:
Hérnia de disco
A hérnia de disco é um dos problemas de coluna mais comuns, caracterizado pelo deslocamento do disco intervertebral, que pode comprimir raízes nervosas e causar muita dor e incômodo ao paciente.
Casos de hérnia de disco que geram instabilidade grave podem ser solucionados cirurgicamente com a remoção do disco herniado seguida de artrodese.
Doença degenerativa do disco
Também chamada de degeneração discal ou discopatia degenerativa, a doença degenerativa do disco é o processo natural de desgaste dos discos intervertebrais devido à perda de seus fluidos. Com isso, ocorre uma diminuição da elasticidade, flexibilidade e capacidade de absorção de impactos.
Espondilolistese
O escorregamento de uma vértebra sobre a outra é mais comum na região lombar, e casos de espondilolistese podem receber indicação de cirurgia endoscópica para artrodese lombar.
A fusão óssea obtida pela artrodese visa fixar as vértebras para interromper seu deslocamento e trazer estabilidade para a coluna,
Benefícios da cirurgia endoscópica de artrodese
A cirurgia endoscópica para artrodese lombar reúne os benefícios de um procedimento minimamente invasivo com os da artrodese, técnica indicada para restaurar a estabilidade, corrigir deformidades, evitar recidivas e outras complicações, além de melhorar a qualidade de vida do paciente ao amenizar a dor e outros sintomas desconfortáveis.
Como benefícios de uma cirurgia endoscópica, podemos citar:
- Incisões menores que 1 centímetro;
- Menor trauma aos tecidos;
- Cicatrizes menores e mais discretas;
- Menor ocorrência de complicações, como sangramento e infecções;
- Recuperação mais rápida e menos dolorosa;
- Menor tempo de internação.
Como é a recuperação da cirurgia endoscópica de artrodese?
A recuperação da cirurgia de artrodese lombar por endoscopia é muito individual, pois depende do tipo de patologia tratada, da gravidade do caso e das características do paciente.
O retorno às atividades de rotina deve ser gradual e de acordo com as orientações médicas, que podem incluir sessões de fisioterapia, tomar todos os medicamentos prescritos e cuidados com o curativo.
Para saber mais sobre a cirurgia endoscópica para artrodese lombar, entre em contato com o Dr. Flávio Zelada, ortopedista especialista em cirurgias da coluna.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Coluna
Yu Q et. al Unilateral biportal endoscopic transforaminal lumbar interbody fusion versus conventional interbody fusion for the treatment of degenerative lumbar spine disease: a systematic review and meta-analysis. BMC Musculoskelet Disord. 2023 Oct 24
Yu Q et. al Unilateral biportal endoscopic transforaminal lumbar interbody fusion versus conventional interbody fusion for the treatment of degenerative lumbar spine disease: a systematic review and meta-analysis. BMC Musculoskelet Disord. 2023 Oct 24