Agendar Primeira Consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como aliviar as dores na coluna?

Como aliviar as dores na coluna?
Imagem: Shutterstock

Sabemos que dores na coluna podem afetar a qualidade de vida. Por isso, preparamos este texto com 8 formas de aliviar esse sintoma.

A dor na coluna é um problema enfrentado no mundo todo pela maior parte da população. De acordo com a BBC News Brasil, cerca de 80% das pessoas enfrentarão esse desconforto em algum momento de suas vidas. Esse problema é um dos principais motivos de afastamento do trabalho e a situação piorou durante a pandemia, com mais de 55 mil trabalhadores brasileiros se ausentando por questões do tipo no 1º semestre de 2021.

Essa condição é responsável pela queda da qualidade de vida das suas vítimas de várias formas, além de poder causar problemas emocionais e psicológicos, como depressão e ansiedade. Uma pessoa com dor nas costas pode ter dificuldades até mesmo para executar tarefas simples do seu cotidiano pessoal e profissional. Diante disso, estabelece-se um ciclo negativo, em que a dor aumenta o mal-estar emocional e o mal-estar emocional aumenta a dor.

Pare de sofrer com dores na coluna. Agende sua consulta!

Agende uma consulta

Quais são as principais causas das dores na coluna?

Os principais fatores que podem desencadear dores na coluna são:

  • Excesso de exercício físico;
  • Sedentarismo e sobrepeso;
  • Má postura;
  • Infecção urinária e pedras nos rins;
  • Dor lombar na gravidez;
  • Dor ciática e hérnia de disco.

Como aliviar as dores na coluna?

Agora que você já conferiu estatísticas e causas comuns, vamos ao que interessa! Acompanhe, a seguir, 8 formas de como aliviar as dores na coluna. Algum desses métodos servirá para você.

Repouso

Uma das formas mais eficientes de como aliviar as dores na coluna é o repouso. No entanto, ele deve ser feito de forma controlada. Evitar atividades desgastantes e descansar em posições confortáveis ajudam a reduzir a inflamação e o desconforto.

Aplicação de calor ou frio

Aplicar calor ou frio é outra dica excelente para quem quer saber como aliviar as dores na coluna. Compressas mornas ou frias podem ajudar a reduzir a inflamação, relaxar os músculos e proporcionar alívio temporário — veja qual opção funciona melhor para você.

Alongamentos e exercícios

Para reduzir as dores, alongamentos e exercícios regulares também são ótimos aliados. Atividades físicas, como caminhada e Pilates, ajudam a fortalecer e flexibilizar os músculos, trazendo alívio e prevenindo futuras dores.

Medicamentos

Como aliviar as dores na coluna com medicamentos? Analgésicos e anti-inflamatórios são a resposta! Eles ajudam a controlar o desconforto e a inflamação, diminuindo os sintomas enquanto são tratados.

Fisioterapia

A fisioterapia é mais uma estratégia eficaz de como aliviar as dores na coluna. Profissionais especializados utilizam técnicas e exercícios para fortalecer a musculatura, melhorar a postura e promover a recuperação de lesões.

Acupuntura

Muitos que queriam saber como aliviar as dores na coluna já encontraram na acupuntura a resposta. Ao inserir agulhas em pontos específicos, essa técnica busca reduzir o desconforto e melhorar o fluxo energético, promovendo alívio muitas vezes até imediato.

Infiltrações/bloqueios na coluna

Quando tratamentos conservadores não oferecem resultados definitivos, bloqueios ou infiltração de coluna se tornam alternativas viáveis para eliminar o desconforto. Esses procedimentos são tão eficientes porque atuam diretamente nas áreas mais afetadas da coluna do paciente.

Cirurgia de coluna

Agora, em casos que ainda apresentam gravidade muito alta e que não foram resolvidos com tratamentos conservadores, a alternativa que sobra de como aliviar as dores na coluna é a cirurgia. Esses procedimentos corrigem problemas estruturais, como hérnias de disco, estenose espinhal e fraturas, por exemplo, aliviando de uma vez por todas os sintomas.

Quando procurar um médico de coluna?

Você deve procurar ajuda profissional caso a dor (de leve a moderada) persistir por semanas e não melhorar com tratamentos caseiros. No caso de incômodos intensos ou incapacitantes, que se irradiam para as pernas e/ou os braços ou que acompanham formigamento, procure ajuda imediatamente! Além disso, se a dor começar depois de um trauma ou lesão, também consulte prontamente um especialista para descobrir a real gravidade do caso.

Sintomas como perda de controle da bexiga ou dos intestinos, fraqueza nos membros ou dificuldade em caminhar indicam problemas neurológicos que devem ser investigados.

Por fim, durante a gravidez, se a dor não aliviar com métodos comuns, também consulte um médico para fazer o acompanhamento adequado.

Agende já a sua consulta com o Dr. Flávio Zelada!

 

Fontes:

CNN Brasil

BBC News Brasil