Sabia que o pós-operatório da artrodese de coluna é fundamental para o sucesso do tratamento? Confira quais são os cuidados necessários
A artrodese é uma cirurgia cujo objetivo é estabilizar a coluna vertebral. O procedimento faz a união de duas ou mais vértebras para prevenir movimentos que provoquem dor no paciente. Muitas pessoas acreditam que o tratamento para por aí, no entanto, o pós-operatório da artrodese de coluna é uma etapa extremamente importante.
Saiba se a artrodese é indicada para seu caso!
Em que casos a artrodese de coluna é indicada?
A cirurgia de artrodese de coluna é recomendada em várias situações. Alguns exemplos são:
- Hérnias de disco;
- Instabilidade vertebral;
- Escoliose severa;
- Desgaste intenso das articulações;
- Cifose acentuada;
- Doenças degenerativas da coluna;
- Fraturas que não cicatrizam adequadamente.
Como a artrodese de coluna é realizada?
O procedimento consiste em remover o disco afetado na coluna do paciente e, em seguida, inserir um enxerto ósseo entre as vértebras. A estabilização é realizada por meio de parafusos ou placas com o indivíduo sob anestesia.
A cirurgia pode ser realizada por via aberta ou minimamente invasiva, dependendo do método utilizado pelo médico. Essa escolha, bem como a definição dos cuidados no pós-operatório da artrodese de coluna, será feita pelo profissional responsável com base nas características do caso.
Cuidados no pós-operatório da artrodese de coluna
Os cuidados pós-artrodese de coluna envolvem diversas tarefas essenciais para uma recuperação eficiente. Confira a seguir.
Seguir orientações médicas como medicações e fisioterapias
A frequência e a duração do tratamento medicamentoso é um passo muito importante do pós-operatório da artrodese de coluna. Por isso, o paciente deve seguir a posologia do analgésico e anti-inflamatório até a liberação médica.
A fisioterapia entra no processo como uma maneira de fortalecer os músculos ao redor da coluna.
Evitar movimentos bruscos
Um dos principais cuidados pós artrodese de coluna é evitar torções, curvaturas e movimentos rápidos, pois a região fica bastante sensível. Essa atenção também contribui para o processo de cicatrização.
Manter uma postura correta
Durante o pós-operatório da artrodese de coluna é necessário mudar de posição periodicamente para não sobrecarregar a coluna. Quando for mudar do sentado para o em pé, por exemplo, o paciente deverá manter uma postura mais correta. Isso também vale para quando a pessoa precisar passar muito tempo na mesma posição.
Utilizar equipamentos de apoio
Usar andadores, coletes e cintas são ações que fazem parte do rol de cuidados pós artrodese de coluna. Isso facilita a locomoção nesse período mais delicado, proporcionando segurança e conforto para o paciente.
Evitar dirigir
É recomendado suspender a direção por pelo menos 30 dias após a cirurgia, sobretudo nas primeiras semanas do pós-operatório da artrodese de coluna.
Adotar hábitos mais saudáveis
A maneira como o organismo reage faz toda a diferença no decorrer da recuperação. Por isso, manter uma alimentação balanceada e uma hidratação adequada são atitudes muito vantajosas nos cuidados pós artrodese de coluna.
Possíveis complicações no pós-operatório da artrodese de coluna
Se o indivíduo não mantiver os cuidados no pós-operatório da artrodese de coluna podem surgir alguns efeitos colaterais. Veja os principais abaixo.
Lesões neurológicas
É raro, mas pode acontecer alguma lesão neurológica pela falta de cuidados pós artrodese de coluna. Danos aos nervos podem levar à dor ou perda da sensibilidade.
Lesões vasculares
Elas acontecem nos vasos sanguíneos próximos à região da coluna que foi operada. Esta complicação pode gerar hematomas e prejudicar o pós-operatório da artrodese de coluna.
Infecções
O cuidado com os curativos na área da incisão evita o surgimento de infecções que podem atrapalhar a recuperação.
Hematoma
Presença de sangue acumulado no local operado, causando inchaço e dor devido à ausência de cuidados pós artrodese de coluna.
Pseudartrose
Essa complicação surge quando ocorre uma falha no processo de recuperação do osso ou, neste caso, na fusão das vértebras. Tal efeito colateral exige uma cirurgia de correção.
Como controlar a dor no pós-operatório?
O uso regular dos remédios receitados é o pilar do pós-operatório da artrodese de coluna. Além disso, o paciente também pode aplicar compressas frias e fazer caminhadas curtas para auxiliar na circulação sanguínea e na diminuição da rigidez.
Contar com um médico especializado e experiente pode ser uma forma de ter mais confiança no pré e pós-operatório da artrodese de coluna. Agende sua consulta com o Dr. Flávio Zelada e tenha à sua disposição um atendimento humanizado e de qualidade.
Fontes