Só quem já sofreu com uma hérnia de disco sabe da intensidade da dor. Hoje, abordaremos as causas, os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos para o problema.
O disco intervertebral, estrutura cartilaginosa situada na coluna, tem como principal função amortecer o impacto e impedir o atrito entre as vértebras. Quando há uma hérnia nessa localidade, o material gelatinoso de dentro do disco (o núcleo pulposo) sai da sua posição, se rompe de dentro para fora e pressiona as raízes nervosas ou a medula espinhal. Isso causa dor intensa e outros sintomas em diferentes partes do corpo.
No conteúdo de hoje, saiba tudo sobre o assunto, especialmente os principais sintomas da hérnia de disco.
Atente-se- aos fatores de risco da hérnia de disco!
O que causa a hérnia de disco?
A hérnia de disco pode aparecer por vários motivos.
- Envelhecimento: os discos intervertebrais perdem a elasticidade e a capacidade de reter líquido, o que causa desgaste e, consequentemente, rompimento das suas camadas externas;
- Fatores genéticos: a predisposição genética também é um fator-chave para a formação de hérnias de disco;
- Pouca atividade física: a falta de exercícios pode enfraquecer a musculatura que suporta a coluna, aumentando o risco das hérnias de disco;
- Tabagismo: fumar pode afetar a circulação sanguínea nos discos intervertebrais, resultando em desgaste com o passar dos anos;
- Carregamento ou levantamento de peso: levantar ou carregar muito peso (de uma vez ou por muito tempo) exerce pressão excessiva sobre os discos, o que também pode resultar em uma hérnia de disco;
- Má postura: não ter uma boa postura a longo prazo também pode desencadear a condição;
- Sedentarismo: a falta de movimento e fortalecimento da musculatura do tronco leva ao enfraquecimento da coluna e ao aumento das chances de hérnias de disco acontecerem.
Principais sintomas da hérnia de disco
Os sintomas da hérnia de disco variam de acordo com a região afetada. Veja mais detalhadamente como eles se apresentam em cada uma delas.
Sintomas da hérnia de disco cervical
Os sintomas da hérnia de disco cervical são: dor intensa no pescoço (que pode irradiar para os ombros, os braços e as mãos), além de formigamento e dormência. Em casos graves, o paciente pode até sofrer com fraqueza generalizada dos membros superiores, o que dificulta atividades diárias e afeta bastante a qualidade de vida.
Sintomas da hérnia de disco lombar
Já os sintomas da hérnia de disco lombar são: dor aguda na região inferior das costas (que pode se irradiar para as nádegas, as coxas, as pernas e os pés). É comum sentir formigamento, dormência e fraqueza nos membros inferiores, além de cãibras. Em casos mais sérios, pode haver perda de controle da bexiga e dos intestinos.
Sintomas da hérnia de disco torácica
Por fim, os sintomas da hérnia de disco torácica geralmente são: dor localizada no meio das costas (que pode irradiar para as costelas), além de formigamento na região das costelas e, em casos mais graves, fraqueza nas pernas. A dor pode aumentar com a movimentação e o esforço físico.
Diagnóstico e tratamento da hérnia de disco
O diagnóstico da hérnia de disco é feito por um ortopedista através da avaliação clínica e dos exames físicos, como o teste de Lasègue para a região lombar, que serve para confirmar a irritação das raízes nervosas. Alguns exames de imagem também podem ajudar na identificação do problema, como a ressonância magnética, que ajuda a localizar a hérnia com mais precisão.
Já o tratamento varia conforme a gravidade dos sintomas. Na maioria dos casos, é conservador e é feito com medicação para dor, fisioterapia e, às vezes, infiltrações. Em contextos muito graves ou persistentes, a cirurgia se torna a alternativa para descomprimir as raízes nervosas afetadas.
Agende já a sua consulta com o Dr. Flávio Zelada!
Fonte: