Tratamento minimamente invasivo alivia dores na coluna. Conheça seus tipos.
Se você sofre com dores intensas na coluna, que limitam seus movimentos e comprometem sua rotina, saiba que existe um tratamento minimamente invasivo que pode proporcionar um alívio rápido e eficaz: a infiltração de coluna.
Também conhecida como bloqueio anestésico, essa técnica consiste na aplicação de medicamentos diretamente na área afetada, reduzindo a inflamação e proporcionando alívio da dor. É indicada para tratar condições como hérnia de disco, estenose espinhal e artrite facetária, que podem causar desconforto persistente e incapacitante.
O procedimento é realizado com injeções de anestésicos locais, anti-inflamatórios e corticoides, direcionadas para regiões específicas da coluna, como cervical, torácica, lombar e sacral. Feita sob anestesia local ou sedação, a infiltração dura cerca de 30 minutos e permite que o paciente retorne para casa no mesmo dia. No entanto, recomenda-se um repouso relativo de 24 horas para garantir melhores resultados.
Se busca um tratamento seguro, rápido e eficaz para controlar a dor na coluna e retomar sua qualidade de vida, a infiltração na coluna pode ser a solução de que você precisa.
Infiltração na coluna com o especialista Dr. Flávio Zelada!
Infiltração na coluna: quando é indicada?
Normalmente, a opção pela infiltração acontece depois que métodos conservadores, como medicamentos e fisioterapias, não funcionaram bem. Nesses casos, ela é indicada para tratar diferentes condições:
- Hérnia de disco;
- Estenose espinhal;
- Artrose na coluna vertebral;
- Osteofitose (bicos de papagaio);
- Dor crônica na coluna;
- Inflamação das articulações facetárias;
- Dor que irradia para os braços ou as pernas;
- Dor no cóccix.
Quais são os tipos de infiltração na coluna?
Existem 6 principais tipos de infiltração na coluna. Abaixo destacamos como funciona cada um deles.
Infiltração epidural
Na infiltração epidural, os medicamentos são administrados ao redor da dura-máter, membrana que envolve a medula espinhal. É indicada para tratar dores decorrentes de hérnias de disco ou estenose espinhal, aliviando a inflamação e a compressão dos nervos.
Infiltração facetária
A infiltração facetária é indicada para pacientes com dor originada nas articulações facetárias, comuns em casos de artrose na coluna. A aplicação de anestésico e anti-inflamatório, diretamente nessas articulações, reduz a inflamação e alivia a dor.
Infiltração muscular (ESP Block e quadrado lombar)
Indicado para dores na região lombar e abdominal, o bloqueio do músculo quadrado lombar reduz a transmissão de estímulos dolorosos para a medula espinhal, sendo especialmente útil em pacientes com dor persistente após cirurgias ou traumas na região. O ESP Block, ou Bloqueio do Plano Eretor Espinhal, é uma técnica inovadora que bloqueia os nervos que percorrem a musculatura paravertebral, sendo eficaz no controle da dor pós-operatória da coluna, além de dores crônicas relacionadas à musculatura e a estruturas ligamentares.
Infiltração radicular
Agora, a radicular é um tipo de infiltração que trata a inflamação nas raízes nervosas. Essa técnica é excelente para casos de compressão nervosa que causam dores irradiadas, como a ciática. A medicação é aplicada perto da raiz do nervo, e por isso é tão eficiente.
Infiltração sacroilíaca
Também temos a infiltração sacroilíaca. Ela é indicada para dores na articulação de mesmo nome, localizada na base da coluna. Nesse tipo, é reduzida a inflamação nas articulações que conectam a coluna ao osso pélvico.
Infiltração diagnóstica
O último dos tipos de infiltração na coluna da nossa lista é a diagnóstica. Além de tratar a dor, serve para identificar a origem exata dela em casos inconclusivos. O médico injeta a medicação em áreas específicas para determinar se aquele local é a fonte da dor do paciente.
Como escolher o tipo certo de infiltração para o seu caso?
A escolha entre os tipos de infiltração na coluna depende bastante. Fatores normalmente avaliados são a condição do paciente, a localização do problema e a causa da dor, além do olhar e da experiência do médico especialista após um exame físico e depois da observação do histórico clínico do paciente. O profissional também pode solicitar radiografias, ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas.
No final, a decisão sobre o tipo de infiltração pode ser feita junto com o médico especialista, considerando as opções de tratamento mais adequadas para cada caso.
Qual médico realiza a infiltração na coluna?
O procedimento pode ser feito por 2 tipos de médicos especialistas: neurocirurgiões da coluna ou ortopedistas especializados em coluna. É importante optar por um desses 2, já que só eles têm o treinamento específico e a experiência para fazer o procedimento. Eles cuidam de todas as etapas: a avaliação do paciente, a determinação da necessidade da intervenção, a escolha entre os tipos de infiltração na coluna e a aplicação final.
Agende sua consulta com o Dr. Flávio Zelada!
Fonte:
Gimarc DC et.al. Spinal Injections. Semin Musculoskelet Radiol. 2021.